Para quem pensa em aumentar o patrimônio, investir em imóveis é uma excelente estratégia para alavancar os seus negócios e até mesmo pensar na aposentadoria, viver de renda é o sonho de milhares de brasileiros. Como o escritor americano Robert T. Kiyosaki, autor do livro best-seller, Pai Rico, Pai Pobre, mostra em seus livros como ter sucesso através dos imóveis, abaixo relatamos alguns exemplos de como investir em imóveis com pouco dinheiro.
Por que o investimento em imóveis é bom?
A população brasileira tem um déficit habitacional de 5.877 Milhões segundo dados do governo, o que quer dizer que imóvel sempre terá uma grande demanda, o que torna o investimento com risco quase zero, além da sua valorização anual.
O país vive um bom momento para essa modalidade, que tende a crescer ainda mais nos próximos anos.
A seguir, confira algumas oportunidades de aumentar seu patrimônio com imóveis.
Imóvel como fonte de renda
Com certeza você já deve ter se deparado com algum parente ou amigo que tenha enfatizado a importância de se investir em imóveis. Uma vez que se tem o seu lar, quando se pensa em comprar mais imóveis geralmente o motivo é para ampliar o patrimônio da família.
E o brasileiro tem aproveitado bastante o ritmo de valorização dos imóveis ao longo dos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o investimento em imóveis tem rendido, em média, 15,3% ao ano.
Esse índice positivo faz com que a opção de comprar imóveis para alugar, por exemplo, se apresente como uma das formas mais rentáveis de formar o seu patrimônio pensando a médio e longo prazo.
Ainda segundo a Abrainc, a valorização de imóveis gera um retorno positivo de 5,9% ao ano. Na prática, isso significa que o imóvel que você põe para alugar tende a apresentar um crescimento nessa faixa ao longo do ano (sobre aluguéis, vamos explicar mais detalhes a seguir).
Mas, como começar a investir em imóveis? Existem diversas formas, que iremos explicar em detalhes a seguir.
1) Construção de imóvel para venda
Uma boa forma de construir patrimônio é construir um imóvel do zero para vender.
Embora essa prática tem se tornado cada vez menos comum, principalmente em grandes cidades, existem muitas vantagens em construir uma casa do zero. A longo prazo, o valor de todo esse trabalho sai bem mais em conta.
Uma forma de fazer isso é começar investindo em um terreno. Leve em consideração um local promissor, mas que tenha um bom preço e desperte o interesse de novos moradores.
Depois disso, você pode se preparar para construir o seu imóvel. Para isso, é necessário ter bastante planejamento, para que você não comprometa seus rendimentos mensais e consiga fazer uma boa venda no final.
Antes de tudo, coloque como meta a obtenção de um retorno maior do que você está investindo. A grande vantagem de construir um imóvel que será comercializado é usar o tempo a seu favor. Nessa etapa, é importante entender quanto você gastaria e em quanto tempo, para saber o verdadeiro custo da construção.
Esse valor deve ser utilizado como referência para o momento da venda. Antes mesmo de construir, confira o índice de valorização do bairro em que você vai construir (existem diversos sites que ajudam a entender o valor por metro quadrado do local em que você quer construir). Essa base é importante e vai interferir bastante no valor final do imóvel que você está construindo.
2) Compra de terrenos
Também é possível obter bons lucros com a compra e venda direta de terrenos.
Porém, para isso, é preciso acompanhar muito bem quais são os bairros promissores de onde você mora e ter bastante paciência. Afinal, pode demorar para que um bairro comece a valorizar ou até mesmo para que consiga interessados em comprar o terreno em que você investiu. Além disso, também é possível investir em terrenos rurais.
Se a ideia é obter uma boa transação com terrenos, considere um local que está crescendo. A procura de bairros já consolidados pode gerar uma boa oportunidade – mas leve em consideração que o valor do metro quadrado tende a ser mais caro.
Essa opção é válida para quem não espera retorno a curto e médio prazo. Ao considerar a possibilidade de vender diretamente um terreno, procure por imobiliárias e construtoras. Estipule um tempo até que alguém se interesse. Caso não consiga realizar nenhuma venda, você pode considerar a construção no local para, depois, vender ou alugar.
3) Lucro de imóvel com aluguel
Se você já tem a sua casa própria, mas considera ampliar o seu patrimônio por meio de imóveis, investir em casas e apartamentos para alugar pode ser uma ótima forma de ampliar seus rendimentos mensais a longo prazo.
Você pode realizar esse sonho de diversas formas: comprando um terreno e construindo do zero, o que pode levar mais tempo; ou já comprar um imóvel pronto para, depois, efetuar alguma reforma e deixá-lo prontinho para receber novos inquilinos.
Independente da forma que você adquirir o imóvel, você pode contar com o consórcio para a aquisição de um terreno ou uma casa já construída.
Com o imóvel pronto, você pode realizar todo o procedimento diretamente com os interessados ou contar com o apoio de imobiliárias físicas e digitais, que podem facilitar bastante todo o processo. Lembrando que você pode utilizar até 10% do saldo da sua carta de crédito para despesas como transferência de propriedade, escritura, entre outras burocracias de cartório.
Formas para comprar um imóvel
Há três possibilidade de compra de imóvel no Brasil:
- À vista: A realidade da compra do imóvel à vista é para poucos. Até que se acumule o valor total para a compra, pode ser realidade para poucos. E mesmo que se tenha o capital para compra à vista, vale a pena analisar outras possibilidades sem precisar descapitalizar e, portanto, deixar o seu dinheiro rendendo em um bom investimento.
- Financiamento imobiliário: A mais conhecida forma para aquisição de imóveis, porém, deve-se analisar todo o contexto.
– Precisa de um valor para entrada, pois não financia 100% do valor do imóvel.
– Taxa de juros elevadas, em torno de 11% a.a.
– Prazo em média de 30 anos, 360 meses.
– A soma total das mensalidades chega até três imóveis.
- Consórcio de imóvel: O segmento de consórcio de imóvel está em crescimento por ser uma excelente econômica para aumento do patrimônio.
- Não tem juros, somente taxa administrativa
- Prazo: 200 meses
- A soma total das parcelas é em torno de 20% do valor do crédito.
Leia também: O que é consórcio?
Como investir em imóvel com pouco dinheiro?
Analisando as três possibilidades, a conclusão é que o consórcio seja a melhor alternativa para iniciar o projeto de investimento em imóvel com pouco dinheiro e pode ajudá-lo a alavancar o seu patrimônio de forma mais rápida que as outras opções, mas como assim?
- Comece adquirindo uma cota de consórcio com o valor de mensalidade que não comprometa mais que 30% da sua renda.
- A contemplação pode ocorrer por lance ou sorteio. Verifique se há possibilidade de dar um lance e acelerar a sua contemplação.
- Após a contemplação, adquira o imóvel.
- Se for uma casa ou apartamento pronto, alugue este imóvel. Com o valor do aluguel, utilize para pagar a parcela.
- Faça outro consórcio.
DICA DE OURO:
Neste ciclo, temos como estudo, que em 10 anos, você terá três imóveis quitados em menos de 16 anos, e o rendimento do aluguel será integral, livre de dívidas e provavelmente com a sua aposentadoria garantida. Para alcançar este objetivo é preciso ter planejamento e ser fiel aos seus objetivos.
Temos uma equipe de consultores para te ajudar, desde a contratação até a contemplação, para ajudá-lo no planejamento do seu futuro. Conte conosco:
Como investir em imóveis com pouco dinheiro?
Serei contemplado se quitar o consórcio?
O que é melhor: Financiamento ou Consórcio?
Posso utilizar o FGTS no consórcio de imóvel?
Como funciona o lance embutido?
Como funciona o lance no consórcio?
O que é consórcio?
O que é uma administradora de consórcio?
Consórcio de Imóvel – Cuidados ao contratar
Quais as taxas cobradas no consórcio?
O que é contemplação no consórcio?
Posso transferir o consórcio para outra pessoa?